Neurologia
de Precisão
Avanços na detecção precoce e monitoramento da Doença de Alzheimer através de biomarcadores de imagem e fluidos. O papel crucial da neuroimagem no U.S. POINTER Trial.

U.S. POINTER Imaging
Estudo ancilar examinando o papel da saúde cerebral nas respostas à intervenção de estilo de vida.
- PET Amiloide e Tau
- MRI Longitudinal
Biomarcadores AD/CVD
Medição precisa de patologias de Alzheimer e cerebrovasculares para entender mecanismos biológicos.
- Volume Hipocampal
- Hiperintensidades de substância branca
Mecanismos Biológicos
Investigação de como as mudanças nos biomarcadores se correlacionam com respostas cognitivas às intervenções.
- Neuroplasticidade
- Reserva Cognitiva
Insights Profundos
O estudo ancilar de imagem do U.S. POINTER representa um marco na compreensão de como intervenções no estilo de vida afetam fisicamente o cérebro. Com 1.052 participantes submetidos a exames de imagem avançados, o estudo busca responder se as mudanças cognitivas observadas são mediadas por alterações na patologia da DA ou na saúde vascular cerebral.
Os métodos incluem o uso de 18F-florbetaben PET para medir amiloide global e 18F-MK6240 para medir Tau no córtex entorrinal e regiões temporais. Além disso, a ressonância magnética (MRI) é utilizada para avaliar volumes hipocampais e integridade da substância branca.
"Os resultados destacarão os mecanismos biológicos que impulsionam as mudanças cognitivas em resposta a intervenções de estilo de vida multidomínio."
Para a neurologia clínica, isso aponta para um futuro onde poderemos prever quais pacientes responderão melhor a intervenções não farmacológicas com base em seu perfil de biomarcadores inicial, permitindo uma personalização sem precedentes no tratamento preventivo.